Perfil

Kaio Joan

Seja bem-vindo ao Conteúdo Masculino!

Sou Kaio Joan, e o principal intuito de ter criado o blog, lá em meados de 2016, foi a despretensiosidade de poder compartilhar e absorver informação sobre moda masculina e lifestyle.

O conteúdo está à disposição. Espero que goste!

06 abril 2018

Dress code? Por que os ministros do STF vestem a 'capa do Batman'?

Traje casual, black-tie, social... O Dress Code ou "Código de Vestimenta" está presente no nosso dia-a-dia e não é diferente com o Poder Judiciário. Você já deve ter se perguntado o porquê de algumas das autoridades vestirem um certo tipo de capa sobreposta ao terno; já né? Vem saber mais!
É de uso obrigatório? O que representa? Se não a usarem, o que acontece? A capa, seguindo a etiqueta de Dress Code, serve para identificar, distinguir e realçar a autoridade dos ministros. O uso é obrigatório e está previsto no artigo 16 do regimento interno do Supremo Tribunal Federal, o distintíssimo STF.
A capa é um símbolo da imparcialidade e da honestidade da magistratura mais alta, da qual os ministros fazem parte. “Significa que, se um juiz morrer e for substituído, virá em seu lugar outro igualzinho, com a mesma roupa, e que ele irá julgar do mesmo jeito, com a mesma imparcialidade”, explica Roberto Bacellar, diretor da Escola Nacional da Magistratura. “Quando as pessoas brincam que parece a capa do Batman, têm até um pouco de razão, porque essa capa é como uma couraça, mesmo, contra a corrupção”, acrescenta Bacellar.
A assessoria de imprensa do STF esclarece que as capas são lavadas uma vez por semestre, e a responsabilidade de mandá-las para a lavanderia é do próprio STF. Quanto ao material, a de Cármen Lúcia e assim como as dos demais ministros, é de cetim.

E aí, matou a curiosidade? Interessante, né! Até o próximo post com mais novidades!


1 comentários:

  1. - A capa é um símbolo da imparcialidade e da honestidade da magistratura mais alta, da qual os ministros fazem parte. “Significa que, se um juiz morrer e for substituído, virá em seu lugar outro igualzinho, com a mesma roupa, e que ele irá julgar do mesmo jeito, com a mesma imparcialidade” - KKKKK, esse povo também acredita em Papai Noel, Super-Heróis, Saci e coisas do gênero?

    ResponderExcluir

Vídeo da Semana