Perfil

Kaio Joan

Seja bem-vindo ao Conteúdo Masculino!

Sou Kaio Joan, e o principal intuito de ter criado o blog, lá em meados de 2016, foi a despretensiosidade de poder compartilhar e absorver informação sobre moda masculina e lifestyle.

O conteúdo está à disposição. Espero que goste!

02 outubro 2017

Outubro Rosa: câncer de mama também pode afetar os homens

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, doença que corresponde a cerca de 25% dos casos de câncer diagnosticados em mulheres por ano. Mas o que muitos não sabem é que o câncer de mama também pode afetar os homens. Vem saber mais.
O câncer de mama em homens é raro comparado com casos de câncer de mama em mulheres - cerca de 350 homens são diagnosticados a cada ano no Reino Unido, em comparação com cerca de 55 mil mulheres.

Mas é talvez por causa desta raridade que muitos homens podem erroneamente ignorar os sintomas do câncer de mama. Cerca de 75 homens morrem a cada ano da doença só no Reino Unido.
Quais são os sintomas do câncer de mama masculino?
Assim como nas mulheres, os sintomas são o aparecimento de nódulos na região das mamas e abaixo das axilas, além de secreção nos mamilos. “Para o homem, é mais fácil perceber um nódulo porque a sua glândula mamária é muito menor. Caso ele sinta alguma alteração nessas regiões, é preciso buscar um mastologista”, afirma Max Senna Mano, chefe do Grupo de Câncer de Mama do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).
Quais são os fatores de risco?
Geralmente, o câncer de mama masculino atinge homens mais velhos, a partir dos 60 anos. Em alguns deles, a doença está ligada a mutações genéticas e, por isso, é preciso investigar se existe uma predisposição familiar. “A conscientização dos homens é muito importante para identificar casos ligados a mutação de genes. Todo paciente que tiver um histórico de câncer de mama na família precisa avaliar essa possibilidade e conhecer os riscos”, aponta Bello.
Como funciona o tratamento?
O tratamento é o mesmo para homens e mulheres e pode incluir a mastectomia, quimioterapia, radioterapia ou até mesmo bloqueadores hormonais. Além disso, existe também a chamada “terapia alvo”, um novo tipo de tratamento que usa substâncias para identificar e atacar especificamente as células cancerígenas, provocando menos efeitos colaterais no paciente.
Como prevenir o câncer de mama?
Beber álcool com moderação, manter o peso saudável e ter uma dieta saudável podem reduzir bastante o risco de câncer de mama.

Faça o auto exame. Previna-se! 

0 comentários:

Postar um comentário

Vídeo da Semana