Perfil

Kaio Joan

Seja bem-vindo ao Conteúdo Masculino!

Sou Kaio Joan, e o principal intuito de ter criado o blog, lá em meados de 2016, foi a despretensiosidade de poder compartilhar e absorver informação sobre moda masculina e lifestyle.

O conteúdo está à disposição. Espero que goste!

07 setembro 2017

5 lições de estilo com Dom Pedro Primeiro; confira!

"Independência ou morte!", disse Dom Pedro Primeiro, tornando o Brasil independente de Portugal. Mas o que muitos não sabem, é que além de uma das figuras públicas mais memoráveis da história, D. Pedro também esbanjou estilo nesta época decisiva do país, o período vitoriano. Vem saber mais!
Dom Pedro I, como nenhum outro expoente da política brasileira, soube exprimir suas convicções através das roupas que vestia. Seja as casacas bordadas, sobreposições, cartolas e até acessórios, como guarda-chuva, luvas e suas inúmeras medalhas (que hoje poderíamos muito bem assemelhar aos famosos botonspatchespins).


Mas o que Dom Pedro I tem a nos ensinar? Listamos 5 lições de estilo do imperador. Confira:

SINTONIA NAS CORES

Vestes cheias de detalhes, diferentes tecidos, faixas, bordados, brilho... As produções da época eram cheias de informação. Mas o que chama atenção é a ornamentação de cores. Os registros trazem uma organização visualmente equilibrada (sim, mesmo com muita informação). Tá aí a primeira lição de estilo: moda. Será que Dom Pedro I sabia?! 😃

BARBA CHEIA E DESENHADA

Não tem outro nome, a referência é conhecida como "Barba estilo Dom Pedro". Uma das principais marcas - e icônicas - do imperador, o modelo cheio e desenhado inspira e continua inspirando muitos homens.

DRESS CODE; OK!

O dress code - traje específico de uma determinada festa ou época - na europa era um dos artifícios primordiais para o imperador, que costumava recorrer com o fito de exprimir sua aversão à pompa da monarquia. Mais uma lição: se a ocasião pede, vista!

ESTILO É SINÔNIMO DE CONTEÚDO!

Além das influencias de moda, Dom Pedro I era fluente em três idiomas: inglês, francês e português, tendo ainda um bom domínio sobre o alemão. Além disso, ele era compositor, tendo composto o Hino da Independência do Brasil e o que até 1920 foi o Hino Nacional de Portugal.

HUMILDADE NUNCA SAI DE MODA

O jeito despojado, sem pompa nem circunstância, conquistou a simpatia da população que encontrava pelo caminho. Ao atravessar um rio, por exemplo, dom Pedro dispensou a enfeitada canoa que lhe prepararam e esporeou o cavalo pela água até a outra margem do rio. Molhado pela cintura, pediu que alguém lhe cedesse uma calça seca, no que foi atendido prontamente: “Pois troquemos nossos calções”, disse ele. E o fizeram ali mesmo.
Um ótimo feriado de 7 de setembro para todos! Até o próximo post com mais novidades! 😊


0 comentários:

Postar um comentário

Vídeo da Semana