Perfil

Kaio Joan

Seja bem-vindo ao Conteúdo Masculino!

Sou Kaio Joan, e o principal intuito de ter criado o blog, lá em meados de 2016, foi a despretensiosidade de poder compartilhar e absorver informação sobre moda masculina e lifestyle.

O conteúdo está à disposição. Espero que goste!

04 outubro 2016

Câncer de mama masculino; fique esperto!

Outubro Rosa - a campanha mundialmente conhecida no combate do câncer de mama ganha ainda mais visibilidade neste mês. Embora seja frequente em mulheres, o câncer de mama também pode afetar os homens. Os sinais e os sintomas existem, e como nas mulheres, podem ser diagnosticados precocemente, inclusive com o autoexame. Vem saber mais!
O câncer de mama masculino é evento raro. Somente 1% dos cânceres de mama acontecem no homem, ou seja, a cada 100 diagnósticos novos 99 são mulheres e apenas 1 é homem. Mas essa evidência varia entre os países. Porém, os cuidados e o autoexame é indispensável para descobrir cedo algo de diferente no corpo. Além do que 1% é vida.
Embora alguns fatores de risco possam aumentar as chances de um homem desenvolver o câncer de mama, sua causa ainda é desconhecida, mas especialistas acreditam que alguns fatores podem desencadear a doença, como:

Fatores genéticos: algumas pesquisas mostram que alguns homens que apresentaram a doença têm histórico familiar de câncer de mama;
Fatores ambientais: alguns autores descrevem que esse tipo de câncer de mama está associado ao tipo de trabalho da pessoa, como trabalhadores que têm maior exposição a altas temperaturas, trabalhadores de indústrias químicas, de sabão e perfumes;
Fatores hormonais: o uso de hormônios pode causar hiperestrogenismo, que é uma desordem relacionada a hormônios sexuais, o que aumenta as chances de desenvolver o câncer de mama.
SINTOMAS E DIAGNÓSTICO 
Os sintomas mais comuns do câncer de mama masculino são: 
Aparecimento de nódulo na região auréola (bico do peito);
Secreções no mamilo;
Retração do mamilo;
Vermelhidão no mamilo;
Alterações no volume da mama e ulceração do mamilo.
diagnóstico utilizado para detectar o câncer de mama masculino é feito através do histórico do paciente e de exames como mamografia, ultrassonografia e biópsia do tumor. Já o tratamento do câncer de mama masculino dependerá do estágio do tumor, e poderá ser feito através de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.
CONFIRA NO VÍDEO AS DICAS DE UM MÉDICO ESPECIALISTA:
A pauta foi enviada por um leitor do blog diagnosticado com câncer de mama, descoberto ainda cedo com ajuda do autoexame, o que contribuiu ainda mais para a cura e tratamento.

"Durante uma palestra sobre CA de mama, na universidade, realizei o autoexame e descobri três nódulos na mama direita. Estavam na fase inicial de desenvolvimento, logo o diagnóstico foi precoce. Após a retirada, sempre me auto examino (pelo menos uma vez ao mês), e faço questão de alertar aos colegas sobre tal importância." Luan Alves. "Homens e mulheres devem realizar a palpação das mamas. Este é um ato de valorização à vida!", completa. 

Fontes: Portal Minha Vida (Dr. Wesley Pereira/Mastologia CRM: 122593/SP / Clínica IMEB

0 comentários:

Postar um comentário

Vídeo da Semana