Perfil

Kaio Joan

Seja bem-vindo ao Conteúdo Masculino!

Sou Kaio Joan, e o principal intuito de ter criado o blog, lá em meados de 2016, foi a despretensiosidade de poder compartilhar e absorver informação sobre moda masculina e lifestyle.

O conteúdo está à disposição. Espero que goste!

01 julho 2015

10 mitos e verdades sobre a calvície

E aí, pessoal. Tudo bom? A Bondfaro em parceria com o Conteúdo Masculino preparou um post importante para a saúde e bem estar do homem. Vem saber mais!

Hoje vamos falar sobre um assunto que, segundo a Organização Mundial de Saúde, afeta metade da população mundial masculina até os 50 anos. Isso porque a alopecia, conhecida popularmente como calvície, está associada a hormônios sexuais masculinos, em especial à testosterona. Mas, apesar de ser mais grave no sexo masculino, também afeta mulheres.

Visto a importância do problema, este guia busca esclarecer dúvidas e apresentar algumas dicas para desvendar “os mistérios da calvície”.
1-    O uso de bonés agrava a calvície.

Mito. A calvície é uma herança genética paterna ou materna. O uso de bonés não interfere no processo, mas pode gerar outros problemas capilares. Por exemplo, se o cabelo estiver úmido, pode ocasionar o aparecimento de caspa.

2-    E o hábito de lavar o cabelo todos os dias?
Mito. Lavar ou pentear os cabelos com maior frequência não interfere na calvície, bem como dormir com os fios molhados. O que ocorre é que os cabelos que já completaram seu ciclo de vida podem cair. A resistência dos fios também pode ser diminuída.

3-    Maus hábitos podem acelerar o processo.
Verdade. Hábitos como fumar, ingerir bebidas alcoólicas de forma excessiva, não se alimentar de forma adequada, viver com alto índice de estresse ou até ter noites de sono ruins podem agravar a alopecia. É importante ressaltar que a ingestão de proteínas pode deixar os fios mais fortes.

4-    A queda de cabelo pode estar associada a anabolizantes e vitaminas.
Verdadeiro. Pessoas geneticamente predispostas podem ter o quadro de calvície agravado pelo uso de anabolizantes e vitaminas em excesso.

5-    Shampoo para queda de cabelo reverte a alopecia.
Falso. Apesar de esses produtos serem importantes para manter o couro cabeludo limpo e protegido, eles não são suficientes para reverter a calvície sozinhos.

6-    Os cabelos caem mais no inverno.
Verdadeiro. No verão, os sensores de luminosidade presentes no cabelo recebem estímulos, crescendo mais. No outono e no inverno, os fios que não caíram no verão começam a ir embora, por isso a impressão que se tem é de acentuação na queda.

7-    A finasterida causa impotência sexual.
Falso. Especialistas comentam que apenas 2% dos homens que usam esse tipo de medicamento para estabilizar a calvície (digo estabilizar, já que são raros os casos que nascem novos cabelos) apresentam esse problema. De forma geral, as doses do medicamento são baixas e ele não age diretamente sobre a testosterona.

8-    Em alguns casos, a queda pode ser reversível.
Verdadeiro. Nos casos em que a alopecia aparece por causa de estresse ou alguma doença, ela pode ser um processo reversível. Mas quando tem causa genética, não.

9-    O uso excessivo do secador agrava o problema.
Verdadeiro. Secador ou chapinha de forma excessiva podem agravar a queda de cabelo. Mas se utilizados em uma frequência menor (dia sim, dia não, por exemplo), não influenciam. Produtos como gel ou pomada agravam a calvície.

10-     A caspa tem relação com a calvície?
Mito. Apesar de mais de 70% dos calvos possuírem dermatite seborreica, não há relação entre esses dois problemas capilares.

De todas, a maior verdade é que a calvície não tem idade para aparecer. Para reverter o problema, já existe no mercado de cosméticos uma infinidade de medicamentos, loções e até a possibilidade de implante capilar. Por isso, o mais importante é procurar um especialista o quanto antes.

Este post é uma contribuição do Bondfaro para o Blog Conteúdo Masculino.

0 comentários:

Postar um comentário

Vídeo da Semana