Perfil

Kaio Joan

Seja bem-vindo ao Conteúdo Masculino! Me chamo Kaio Joan, e o principal intuito de ter criado o blog, lá em meados de 2016, foi a despretensiosidade de poder compartilhar e absorver informação sobre moda masculina e lifestyle.

O conteúdo está à disposição. Espero que goste!

01 novembro 2019

Novembro Azul: mitos e verdades sobre o câncer de próstata

O mês que se inicia, novembro, traz consigo a campanha Novembro Azul. Uma ação de conscientização que visa combater o câncer de próstata. O Conteúdo Masculino, como espaço dedicado aos homens, não poderia deixar de discutir esse assunto tão importante. Confira a seguir mitos e verdades sobre a doença. O post é uma parceria com o Hospital Osvaldo Cruz.

Segundo o Ministério da Saúde, 70% dos homens brasileiros só vão ao médico por influência da família. A falta de procura por médico e principalmente um check-up anual, aumenta as chances de detecção de doenças em estágio avançado, como o câncer de próstata, do qual 20% dos casos são diagnosticados tardiamente e 25% dos pacientes morrem em decorrência da doença segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. No sentindo oposto, caso haja uma detecção precoce, as chances de cura chegam a 90%.
De acordo com o coordenador do Centro Especializado em Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Carlo Passerotti, o check-up masculino é imprescindível para prevenção de doenças. “Os homens precisam se conscientizar sobre a importância de serem protagonistas de sua saúde. No caso do câncer de próstata, o acompanhamento médico preventivo é fundamental, além da adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física que evitam a doença”, diz.

Alguns dos tumores de próstata podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, no entanto, se desenvolve lentamente, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³.


Veja abaixo alguns Mitos e Verdades sobre o câncer de próstata:

O câncer de próstata é uma doença da terceira idade?
Mito - Embora três quartos do número de casos no mundo acometem homens acima dos 65 anos de idade, sete novos casos da doença surgem a cada hora. Portanto, homens de todas as idades devem ficar atentos aos fatores de risco, como os de origem negra, que tem mais chances de desenvolver a doença e aqueles que têm dois ou mais parentes com câncer de próstata. “O risco aumenta aproximadamente 11 vezes mais se o diagnóstico do pai ou do irmão tiver ocorrido antes dos 50 anos”, explica Dr. Passerotti.


O câncer de próstata não apresenta sintomas em fase inicial? Verdade - Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.


Câncer de próstata é o tipo de câncer que mais atinge homens? Verdade - Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).


O toque retal é importante essencial para diagnóstico? Verdade Apesar de tabu entre os homens, o exame não causa dor. O diagnóstico do câncer de próstata é realizado por meio do exame clínico (toque retal) associado ao exame da dosagem do antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês) no sangue. Nos casos suspeitos, é indicada a realização da biópsia prostática.


O aumento da próstata é sinal de câncer? Mito - Quando o homem envelhece, sua próstata começa a aumentar. Esse processo é chamado de hiperplasia prostática benigna e não está relacionada ao câncer de próstata. “Nesses casos, é importante o acompanhamento médico, pois o problema pode incomodar e levar a complicações, como infecção urinária e insuficiência renal”, comenta Dr. Passerotti.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz é uma das referencias nacionais quanto ao tratamento do câncer de próstata, contando com uma equipe médica multidisciplinar, além de equipes de enfermagem, nutrição e psicólogos. No entanto, é possível, ainda, realizar o tratamento via Serviço Único de Saúde, o SUS, bem como realizar exames periódicos.

Você, homem, conscientize-se e não tenha vergonha de cuidar da sua saúde.


0 comentários:

Postar um comentário

Vídeo da Semana