Perfil

Kaio Joan

Leonino de 25 anos, sou formado em Relações Públicas e pós-graduando em Marketing. O Conteúdo Masculino, da forma mais ampla da palavra, surgiu da necessidade de compartilhar informação na blogosfera, especialmente para eles!

Espero que gostem!

08 junho 2018

Como escolher o tênis perfeito para treinar?

Depois que iniciei meus treinos, dieta, o aeróbico é fundamental nessa fase de queima calórica. Eu adoro correr, e aprendi que escolher o sapato certo faz toda a diferença na hora de obter melhores resultados, seja durante jogos ou treinos. Ficou curioso? Vem saber mais!
Na hora de comprar, é importante levar em consideração o tipo de esporte praticado e como o sapato em questão pode auxiliar no desempenho. Para quem pratica esportes ou vai à academia com frequência, é essencial confiar em marcas como a Olympikus e outras empresas do mercado fitness que ofereçam qualidade, durabilidade e beleza, entregando um excelente custo-benefício. 

Quer saber como escolher o melhor tênis para o seu tipo de atividade? Vem com a gente!

OBSERVE O TIPO DE TERRENO/PISO DAS ATIVIDADES 

Nós costumamos ligar o tênis somente ao nível de impacto da atividade realizada, no entanto, o tipo de piso sobre o qual escolhemos fazê-la faz toda a diferença, aumentando ou diminuindo a força e desgaste físico necessário para realizarmos os movimentos.

TERRENO SÓLIDOS OU TOTALMENTE RÍGIDO

Como madeira, cimento ou pedras (porcelanatos, mármores e pisos convencionais) causam grande impacto nas articulações, fazendo com que a melhor escolha sejam os tênis com sistema forte e eficiente de amortecimento.

TERRENOS MACIOS

Como grama, terra e plataformas de EVA não causam grandes desgastes da musculatura, sendo necessário optar por um tênis com sistema de amortecimento equilibrado, mas com excelente aderência à superfície.

MEU PESO FAZ DIFERENÇA NA HORA DE ESCOLHER O MELHOR TÊNIS?

Sim! Quando uma marca desenvolve um sistema de amortecimento, é natural que os testes sejam realizados por alguém em uma faixa de peso equilibrada. O peso corporal faz toda a diferença na hora de escolher o calçado. Por isso, quando escolher o tênis ideal, invista sempre nos que possuam sistemas e tecnologias de amortecimento mais eficazes para o seu biotipo.

DICAS IMPORTANTES

Avalie o tipo de atividade praticado
Como dissemos no começo, os sapatos certos são fundamentais para melhorar o seu desempenho e fazer com que todo o corpo possa trabalhar de uma forma correta.

Musculação
A musculação por si só não é considerada uma atividade de alto impacto, mas é responsável por causar uma grande carga sobre ossos e músculos, atuando diretamente na remodelação óssea. Durante o levantamento de pesos, é essencial que o calçado seja capaz de reduzir o impacto sobre a coluna e os joelhos, além de favorecer o suporte e a postura adequada, o que evita sobrecargas e distensões.

Corrida e caminhada
Atividades que necessitam de velocidade e movimento precisam de versões híbridas de calçado que unem leveza, aderência e amortecimento. Para corridas que priorizem a velocidade, como corridas de baixas quilometragens é essencial escolher calçados flexíveis, com solas macias e o mais leve possível.

Crossfit
sendo uma das práticas que mais atrai amantes de exercícios, o crossfit reúne em um único circuito uma série de exercícios de diferentes impactos, técnicas e execuções, sendo uma excelente opção para quem busca um treino intenso e completo. 

Exercícios Aeróbicos
Ideal para pessoas de todas as idades, os exercícios aeróbicos atuam no fortalecimento dos sistemas respiratório e cardiovascular. As atividades demandam resistência, tração e flexibilidade, necessitando de calçados que resistam ao desgaste e que aguentem os impactos, especialmente para modalidades de exercícios como zumba, spinning, ciclismo e jump.

Dicas extras:
  • Preço não é qualidade e, quase sempre, é apenas nome. Por isso, escolha sapatos que ofereçam vantagens reais e que possuam um excelente custo-benefício. 
  • Compre seus sapatos no final do dia, assim você garante que eles não irão incomodar mesmo quando seus pés estiverem inchados. 
  • Se possível, escolha calçados meio tamanho (no padrão americano) ou um tamanho maior, assim você pode variar o uso de meias finas ou grossas, além de usá-los até o final do dia sem nenhum sofrimento

Agora que você já sabe os principais pontos para avaliar no momento da sua compra, faça a escolha certa. Assim você garante a saúde do seu corpo e evita danos irreversíveis na sua musculatura.

Espero que tenham curtido. Até o próximo post com mais dicas!

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