Perfil

Kaio Joan

Leonino de 25 anos, sou formado em Relações Públicas e pós-graduando em Marketing. O Conteúdo Masculino, da forma mais ampla da palavra, surgiu da necessidade de compartilhar informação na blogosfera, especialmente para eles!

Espero que gostem!

06 abril 2018

Dress code? Por que os ministros do STF vestem a 'capa do Batman'?

Traje casual, black-tie, social... O Dress Code ou "Código de Vestimenta" está presente no nosso dia-a-dia e não é diferente com o Poder Judiciário. Você já deve ter se perguntado o porquê de algumas das autoridades vestirem um certo tipo de capa sobreposta ao terno; já né? Vem saber mais!
É de uso obrigatório? O que representa? Se não a usarem, o que acontece? A capa, seguindo a etiqueta de Dress Code, serve para identificar, distinguir e realçar a autoridade dos ministros. O uso é obrigatório e está previsto no artigo 16 do regimento interno do Supremo Tribunal Federal, o distintíssimo STF.
A capa é um símbolo da imparcialidade e da honestidade da magistratura mais alta, da qual os ministros fazem parte. “Significa que, se um juiz morrer e for substituído, virá em seu lugar outro igualzinho, com a mesma roupa, e que ele irá julgar do mesmo jeito, com a mesma imparcialidade”, explica Roberto Bacellar, diretor da Escola Nacional da Magistratura. “Quando as pessoas brincam que parece a capa do Batman, têm até um pouco de razão, porque essa capa é como uma couraça, mesmo, contra a corrupção”, acrescenta Bacellar.
A assessoria de imprensa do STF esclarece que as capas são lavadas uma vez por semestre, e a responsabilidade de mandá-las para a lavanderia é do próprio STF. Quanto ao material, a de Cármen Lúcia e assim como as dos demais ministros, é de cetim.

E aí, matou a curiosidade? Interessante, né! Até o próximo post com mais novidades!


1 comentários:

Postar um comentário

Vídeo da Semana